quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Manteiga Caseira




Para acompanhar o pão do último post nada como essa manteiga caseira, leve, deliciosa. Além de não conter corantes, conservantes, e outras porcarias que a indústria alimentícia utiliza.
Depois dessa você não vai se contentar com com qualquer manteiga no seu pão, garanto.

Ingredientes

500 ml de creme de leite fresco com no mínimo 35% de gordura
sal a gosto

Coloque o creme de leite para gelar. Bata o creme na batedeira como se fosse fazer chantilly. Velocidade constante, sem parar. Primeiro o creme vai atingir o ponto de chantilly, com picos bem firmes. Depois, sem parar de bater o creme vai parecer coalhar, e vai começar pouco a pouco a amarelar.
Após alguns minutos começa a soltar o soro do creme e separar da gordura. Se tiver cobertura de respingos utilize, pois espirra bastante. Quando a manteiga atingir o ponto vai separar completamente do soro e ficar um creme bem homogêneo, como na foto abaixo:


Nesse ponto retire a manteiga e ponha para escorrer em uma peneira, apertando com as costas de uma colher para retirar o máximo do soro. O soro nada mais é que buttermilk, perfeito para bolos e cupcakes, não jogue fora.
Após espremer bastante a manteiga ponha em um bowl, acrescente sal a gosto, misturando bem.
Ponha em um recipiente com tampa, apertando bem com uma colher, sem deixar espaço. Em cima acrescente água gelada com sal pelas primeiras 2h para aumentar a durabilidade. Depois disso é só escorrer e manter em geladeira.
A manteiga pode ser apenas salgada ou também saborizada com ervas secas, pimenta e alho. Delícia!

* 500 ml de creme de leite renderam 350 g de manteiga e 200 ml de buttermilk.

2 comentários:

  1. a minha manteiga nao ficou amarela ficou branca normal

    ResponderExcluir
  2. Na geladeira , qual o tempo de durabilidade , para consumo?

    ResponderExcluir