domingo, 28 de março de 2010

Bacalhau do meu jeitinho



Bacalhau é um prato muito versátil e várias pessoas tem sua versão. A minha é a versão preparada por minha mãe há muitos anos, com pequenas variações minhas.

Ingredientes - para 2 pessoas

500 g de bacalhau
4 batatas
1 cebola
2 ovos cozidos
1 maço de couve
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas
2 dentes de alho espremidos
1 colher (sopa) de manteiga
folhas de louro, pimenta moída, coentro e azeite a gosto

Deixe o bacalhau de molho em água fria desde a véspera. Troque a água algumas vezes, umas 3 bastam. No dia cozinhe o bacalhau em água, por cerca de 15 minutos com folhas de louro para saborizar. Após o cozimento retire a pele e as espinhas. Cozinhe na mesma água as batatas e a cebola cortada em 2 partes.
A parte, refogue o alho em azeite e manteiga (dá um sabor especial). Quando dourar acrescente a couve e tempere com sal e pimenta. Reserve. Em uma panela aqueça azeite (eu gosto de bastante, cerca de 5 colheres de sopa) e doure o bacalhau, as batatas, as azeitonas, o coentro e a cebola.
Em uma travesse arrume a couve cozida no fundo, as batatas no meio e por cima o bacalhau, as azeitonas, ovos cozidos cortados ao meio e a cebola.
Regue com mais azeite e sirva acompanhado de um fresquíssimo arroz branco.
Delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário